Macaco é achado morto no Bairro Umuarama e ações são realizadas pela Saúde


Um macaco foi encontrado morto e já em decomposição no Bairro Umuarama, em Uberlândia. Uma nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu o primata no dia 21 de agosto. O animal não pôde ser enviado para coleta de material para análise devido ao avançado estado de decomposição.

Por este motivo a Secretaria de Saúde informou ainda que equipes de Atenção Primária foram mobilizadas no bairro para verificar se os cartões de vacina dos moradores estão atualizados para febre amarela. Ainda são feitas ações de bloqueio nas imediações, em um raio de 300 metros de onde o primata foi encontrado, para ser feita pulverização nas casas com bomba costal de veneno.

O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti que é o transmissor da febre amarela.

Recentemente, no fim de  maio, quando 13 macacos foram encontrados em uma área do Praia Clube. Foi possível analisar 10 primatas e nenhum deles tinha o vírus da febre amarela. Os demais estavam em decomposição e não foi possível coletar material para análise. Na época, o clube entrou em período de quarentena e sócios que não comprovaram estar imunizados contra a doença não puderam frequentar as dependências do local.

 

Praia Clube anuncia medidas preventivas após macacos serem achados mortos no local

Investigação: 10 dos 13 macacos achados mortos no Praia Clube não tinham vírus da Febre Amarela