Ministério Público Estadual autoriza bloqueio da puberdade de adolescente transexual de 12 anos


Uma liminar da justiça, encabeçada pelo Ministério Público Estadual, autorizou o bloqueio da puberdade de uma adolescente transexual de 12 anos de idade. É a primeira vez que uma decisão dessa natureza foi tomada na cidade de Uberlândia.

Apesar da recusa do pai da jovem em aceitar o tratamento, o promotor da Vara da Infância e Adolescência, Jadir Cirqueira, e o Juiz Lourenço Miglirini aceitaram o pedido por conta de dois motivos: a urgência do caso e o fato do tratamento ser reversível.

Com relação ao primeiro motivo, a endocrinologista Taciana Maia explica que, de fato, existe a urgência, pois assim a transição da jovem para o sexo oposto ocorreria de maneira mais tranquila.

“A vida dela, a oportunidade dela se passar como qualquer um de nós vai ser muito mais fácil pra ela, a estética dela vai ser muito mais verdadeira do que se a gente deixar ela passar pela puberdade e adquirir características masculinas pra somente depois fazer essa transformação”, disse.

Apoio de quem já passou por algo semelhante

O empresário Max Brugger, que é um homem trans, descobriu ser homossexual durante a adolescência, mas percebeu que ainda não tinha sua identidade sexual. Há quatro anos, procurou o Ambulatório Amélio Marques, que faz parte da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é um centro de referência na área, para acompanhar seu caso.

Atualmente, com a identidade masculina já formada, Max dá todo o suporte à adolescente que fez o pedido na justiça.

“Eu gostaria de ter começado o meu tratamento e ter descoberto tudo isso com meus 12 (anos). Descobri aos 22, já sou muito feliz por ter descoberto. Eu acho que essa adolescente, em específico, tem uma oportunidade única nas mãos e é muito importante pra ela. A vida dela vai melhorar, e muito”, disse.

Quem passou por um tratamento semelhante com o que a jovem uberlandense irá se submeter é Thiessa, que é youtuber e mora em Catalão, em Goiás. Ela explica que seu processo começou perto dos 20 anos de idade, mas que não passou pela puberdade por conta de um problema hormonal.

Atualmente com 27 anos de idade, ela diz estar feliz com o seu corpo atual. “Hoje estou completa, eu me sinto totalmente mulher, independente de qualquer coisa”, disse.

Thiessa também afirmou que o mais importante nessa história é estar feliz consigo mesmo, independente de qualquer motivo que apareça. “Eu acho que é um assunto que tem que ser falado de forma natural, como qualquer outro assunto, a gente é humano. Eu tenho que gostar de mim como sou, independente de qualquer coisa, é isso que passo pras pessoas do meu canal (no Youtube): aceite quem você é, independente de qualquer coisa”, comentou.

Informações no local: Vinícius Lemos