Mostras internacionais são destaques no Cineclube da Oficina Cultural


Uma menina que usa o desenho como ferramenta para a vida. A bailarina naturalista que balançou as estruturas morais brasileiras nos anos 50, e a busca pela autoafirmação das mulheres negras no Brasil. Em Belo Horizonte, um grupo de meninas faz da amizade a arma para ganhar espaço no universo do skate. Diferentes relatos que inspiraram dez curtas metragens, a serem exibidos gratuitamente amanhã (27), às 20h, no Cineclube da Oficina Cultural.

Com opções para todas as idades, os filmes integram as mostras “Atravessamentos do Presente” e “Corpo Político”, do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (Festcurtas BH). Desde setembro, o evento movimenta o calendário cultural de Uberlândia, com 60 atrações de diversos cantos do mundo produzidas entre 2016 e 2017. Esse acervo tem sido exibido gratuitamente no município. A programação se estende até o fim deste mês.

Confira a programação de amanhã (27):
Mostra Atravessamentos do Presente
Filme: Green Screen Gringo (2016)
Direção: Douwe Dijkstra
País: Holanda
Sinopse: confira as diferentes facetas de um Brasil moderno e turbulento, onde as ruas se tornam palco de política, arte e afeto, sob a visão de um estrangeiro.
Classificação: livre

Filme: On Drawing (2016)
Direção: Ana Mendes
País: Inglaterra, Reino Unido
Sinopse: Mina vive na França desde os 12 anos. Incapaz de ler ou escrever, ela usa o desenho como ferramenta para a vida. Sua agenda é composta por números de contato ao lado das ilustrações correspondentes, com uma conexão entre pensamento e desenho.
Classificação: livre

Filme: Great Muy Bien (2016)
Direção: Sheyla Pool Pástor
País: Cuba
Sinopse: o curta se passa numa escola de inglês privada em Havana (Cuba), onde estudantes sonham em um futuro de relações pacificadas entre seu país e os Estados Unidos.
Classificação: livre

Filme: Mais Ailleurs c’est Toujours Mieux (2016)
Direção: Vivian Ostrovsky
País: Estados Unidos
Sinopse: usando suas próprias imagens de Chantal Akerman, a cineasta Vivian Ostrovsky resume a história real de mais de 40 anos de amizade em apenas quatro minutos, com lembranças que ilustram um pouco da personalidade da saudosa artista e amiga francesa.
Classificação: livre

Filme: Meryem (2017)
Direção: Reber Dosky
País: Holanda
Sinopse: uma viagem rumo ao coração da luta das mulheres contra o Estado Islâmico em busca de liberdade, que culminou com a expulsão dos milicianos durante a batalha de Kobani, na Sìria.
Classificação: 16 anos

Mostra Corpo Político

Filme: Elle et La poule (2017)
Direção: Kika Nicolela
País: França, Brasil, Canadá
Sinopse: um monólogo humorístico e afiado sobre o deslocamento de estereótipos femininos, com abordagens delicadas, como abuso sexual e a violência contra a mulher.
Classificação: 12 anos

Filme: Divina Luz (2017)
Direção: Ricardo Sá
País: Brasil (Espírito Santo)
Sinopse: embarque rumo ao imaginário de Luz Del Fuego, a bailarina naturalista brasileira que balançou as estruturas morais nos anos 50, em defesa da arte e dos direitos das mulheres.
Classificação: 16 anos

Filme: Cabelo Bom (2017)
Direção: Swahili Vidal Moreira
País: Brasil (Rio de Janeiro)
Sinopse: um recorte da pressão estética sobre as mulheres negras no Brasil, para que se enquadrem nos padrões de beleza pré-estabelecidos. A partir da relação com o cabelo crespo, o filme conta a trajetória de resistência, superação e busca pela auto-afirmação de três mulheres brasileiras.
Classificação: livre

Filme: Crystal Lake (2016)
Direção: Jennifer Reeder
País: Estados Unidos
Sinopse: um grupo de meninas assume um parque de skate, fortalecendo ainda mais o gênero feminino no esporte. O filme mostra como a amizade entre elas poderá ser um meio de sobrevivência na sociedade.
Classificação: livre

Filme: Do Outro Lado do Muro (2016)
Direção: Izabela Galuppo Azevedo
País: Brasil (Minas Gerais)
Sinopse: confira uma reflexão sobre a condição feminina no universo do graffiti e a relação das mulheres com o lugar onde vivem, em Belo Horizonte.
Classificação: livre

Prestigie!
O quê:
 Cineclube Cultura – edição especial Festcurtas BH
Quando: sábado (27), às 20h
Onde: Oficina Cultural de Uberlândia, localizada na praça Clarimundo Carneiro, 204, centro
Entrada franca!

SECOM Prefeitura de Uberlândia