Musical sobre vida e obra de Suassuna leva uberlandenses ao Teatro Municipal


Um jovem casal apaixonado, que devido à guerra entre suas famílias, decide fugir para viver um grande amor. Esse é o ponto de partida do premiado musical Suassuna – O Auto do Reino do Sol, em cartaz no Teatro Municipal neste final de semana. A montagem, proposta pela Sarau Agência e interpretada pela companhia ‘A Barca dos Corações Partidos’, homenageia o romancista, ensaísta, poeta, dramaturgo e professor brasileiro Ariano Suassuna, que completaria 90 anos em 2017.

O musical é grandioso. Dez atores tocam instrumentos, cantam, atuam e constroem um verdadeiro espetáculo. “É uma história inventada, uma construção coletiva em que a base é imaginar que o próprio Ariano estaria na plateia feliz de estar assistindo ao trabalho. Têm elementos da cultura popular, do circo, dos costumes, da música, da dança, do teatro e tudo isso dentro da mesma encenação”, contou o ator Fábio Enriquez, intérprete dos personagens Casemiro e Mosquito.

Pela primeira vez na cidade, o produtor da peça Raphael Baeta, se surpreendeu com a estrutura. “Uberlândia está de parabéns! Aqui nós encontramos um grande palco, um grande teatro, uma grande equipe e todos os ingredientes para o sucesso de qualquer espetáculo teatral”, confidenciou.

Com a casa cheia, o produtor local Carlos Coelho, se surpreendeu com a receptividade do público. “Tenho certeza que ao final da apresentação vai acontecer o que acontece em todas as cidades por onde a peça passa… As pessoas ficam emocionadas, impressionadas com a grandiosidade artística e saem extasiadas do teatro. Estamos fazendo de Uberlândia uma cidade em que as pessoas gostem e prestigiem o teatro”, salientou o produtor.

Foi a primeira vez que a estudante do curso de teatro da UFU, Bianca Tchinel, assistiu a um musical. “Eu sou fã da comédia ‘O Alto da Compadecida’ e acredito que o espetáculo retrate a cultura brasileira tão bem como o filme”, disse.

Com canções de Chico César, Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, encenação de Luiz Carlos Vasconcelos e texto de Braulio Tavares, a peça é um percurso pela vida e obra de Suassuna. Em cartaz há menos de um ano, o musical recebeu 60 indicações a prêmios e faturou 17, entre eles, o de melhor música, autor e figurino no Prêmio Shell, uma das mais tradicionais premiações da cena teatral brasileira.

Quem não conseguiu aproveitar a sessão desta sexta-feira ainda tem duas oportunidades. No sábado (5) a apresentação é às 20n30 e no domingo (6) às 19h.

Prefeitura de Uberlândia