Nova fábrica de laticínios em Uberlândia deve gerar 400 empregos diretos na cidade


A fábrica que a Calu construiu no Distrito Industrial de Uberlândia

No início desta semana, a Prefeitura de Uberlândia anunciou que a empresa multinacional de laticínios Polenghi, que pertence ao conglomerado francês Savencia Fromage e Dairy, fará investimentos na cidade que podem gerar até 400 empregos diretos. A companhia irá assumir uma estrutura construída pela Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu).

Em 2013, a empresa uberlandense deu início à construção de novas instalações no Distrito Industrial, que já estão quase concluídas. Com o acordo firmado, a empresa multinacional ficará responsável pela conclusão da obra e mais tarde, poderá produzir seus produtos no local. Os valores do acordo não foram divulgados.

Apesar de ter perdido a fábrica nova que estava quase pronta, Cenyldes Vieira, presidente da Calu, disse que pela parceria firmada, a empresa uberlandense será a responsável por fornecer o leite e a industrialização dos produtos lácteos da Polenghi, o que deve ajudar o mercado leiteiro da região.

“Será muito bom para o produtor de leite, para a pecuária leiteira. Por que a Polenghi é uma grande empresa, com um grande projeto e com uma necessidade muito grande de leite. Vai movimentar todo o meio, toda nossa cadeira produtiva, e isso traz benefícios para os produtores de leite”, disse.

Com a venda da nova estrutura, a Calu terá de manter sua base de operações no Bairro Bom Jesus, onde já se encontra há aproximadamente 50 anos. Mas o presidente da empresa prefere enxergar o lado positivo do negócio.

“Você também absorve muitas coisas positivas do parceiro. A Polenghi com uma longa tradição, com uma modernidade e com uma tradição em comercialização de produtos, a Calu pode, de certa forma, acompanhar essa modernidade da empresa parceira”, comentou.

Informações: Carlos Vilela