Plano de ação contra enchentes é discutido em reunião na Prefeitura


A Secretaria de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã reuniu nesta terça-feira, 10 os comandos da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para discutir o Plano Emergencial Pluviométrico (PEP). Também estiveram presentes entidades parceiras tanto do setor público como da iniciativa privada. O objetivo da reunião foi trocar informações e experiências para que o atendimento à população em casos de emergência seja mais ágil e eficiente.
Durante o encontro, a PM apresentou o sistema utilizado pelo Comando da Polícia Militar (Copom) para acompanhamento dos eventos – como alagamentos, enxurradas e vendavais – e planejamento de ações. Já o Corpo de Bombeiros falou sobre as medidas tomadas em emergências e socorros.

“O período de chuvas reforça a nossa necessidade de atuação. O intuito é dar mais segurança à população. Por isso, nesta reunião tratamos de apresentar ações de prevenção em caso de emergência. É importante que todos os órgãos se unam para que possamos proteger as famílias de Uberlândia. A preparação é a melhor forma de deixar a população fora de perigo”, afirmou o secretário, em exercício, de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã, Raphael Leles.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Dimas Alvim Gonçalves, o encontro foi importante para que os órgãos atualizem as áreas de risco. “Tivemos trocas de experiências muito importantes para conhecermos locais que estão tendo muitos problemas durante as últimas chuvas. Assim, podemos adotar outras medidas de prevenção nesses locais e monitorar com maior frequência”, disse.

“Uberlândia está passando por um período de influência do La Niña, o que significa mais chuvas. A previsão é de que a cidade registre chuvas todos os dias no final da tarde e início da noite. Então, estamos alinhando as ações para que possamos atender melhor e mais rápido os cidadãos”, disse o superintendente da Defesa Civil, João Batista Afonso – Capitão Batista.

Em casos de emergência, a população deve acionar a Polícia Militar pelo 190; o Corpo de Bombeiros pelo 193; ou a Defesa Civil pelo 199.

Secom