Projeto ‘Ler com prazer’ incentiva a leitura nas estações de ônibus

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto
Livros estão disponíveis aos interessados em diversos locais da cidade
“Biblioteca” foi instalada nas estações de ônibus

A Secretaria Municipal de Cultura oferece, desde o começo do mês de junho, o ‘Ler com prazer’. Então, se você estiver caminhando e encontrar um livro que parece ter sido esquecido por alguém nas estações ou terminais de ônibus, não se espante e nem saia à procura do dono. A obra que achou não está perdida e nem apareceu ali por acaso: ela é uma das publicações que integra o projeto e está disponível para a comunidade.

Passatempo cultural

O ‘Ler com prazer’ funciona assim: enquanto os usuários do transporte coletivo aguardam os ônibus nos locais onde o projeto acontece, é possível conferir diversos títulos: clássicos da literatura (de autoria nacional e internacional), variadas revistas e ainda levar os exemplares para casa. Para aderir ao projeto, o cidadão não precisa se cadastrar em local nenhum. Basta pegar o título de interesse e usufruir.

A proposta é que ao término da leitura, o livro seja devolvido em qualquer estação que tenha as estantes para que mais crianças, adolescentes, adultos e idosos possam utilizá-lo. Em outras palavras, a intenção é fazer que as obras literárias ganhem vida e possam ser encontradas por outras pessoas. O acervo conta com diversos títulos nacionais e estrangeiros, com opções de romances, contos, poesias, biografias, crônicas e gibis.

Onde encontrar

O ‘Ler com prazer’ está disponível nas estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila, além dos terminais de ônibus dos bairros Planalto e Umuarama. Toda quarta-feira, os livros são repostos aos usuários, aumentando a variedade de títulos em circulação.

“O intuito fazer com que o livro atinja o maior número de cidadãos. Queremos incentivar a leitura, facilitando o acesso da população aos títulos. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, é difícil ter tempo para ir até uma biblioteca e o projeto veio para permitir essa facilidade. Para que diversas pessoas leiam cada vez mais e que os livros sejam viajantes, não tenham dono”, conta Denise Carvalho, diretora da Biblioteca Pública Municipal.

Doações

Assim como o acervo da Biblioteca Municipal, o projeto ‘Ler com prazer’ é mantido por meio de doações. Títulos em duplicata na biblioteca são destinados aos pontos de ônibus da cidade. Revistas, livros, romances, literatura brasileira e estrangeira, gibis e, principalmente, literatura infantil podem ser entregues na praça Cícero Macedo, bairro Fundinho, das 8h15 às 18h45. A Secretaria Municipal de Cultura também recebe as doações na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600.

Leia você também!

O quê: projeto ‘Ler com prazer’
Objetivo: facilitar o acesso da população à leitura
Onde encontrar: estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila + terminais dos bairros Planalto e Umuarama

Prefeitura de Uberlândia

LEIA TAMBÉM!