Recorde de frio chega no Triângulo e Ituiutaba-MG regista temperatura negativa de -0,1ºC


Ituiutaba registrou -0,1ºC neste domingo, 7 de julho

O frio nada comum na região do Triângulo Mineiro, conhecido como uma região bastante quente, resolveu dar às caras este fim de semana. Os termômetros marcaram -0,1ºC na manhã deste domingo, 7 de julho, em Ituiutaba, no Pontal. É um recorde no município que nunca chegou a temperatura tão baixa.

O horário mais frio tem sido às 7h da manhã de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este ano a temperatura mais fria registrada anteriormente tinha sido 9,1ºC no dia 5 de junho.

A geada chegou com fortes rajadas de ventos, deixando a sensação térmica ainda mais baixa.

Uberlândia também registrou o pior frio do ano neste domingo. Os termômetros marcaram 6,7ºC segundo o Inmet.

No entanto, vários internautas publicaram prints dos celulares mostrando 5ºC na cidade entre 6h e 7h da manhã. Uberaba registrou 3,5ºC e Patrocínio 1,3ºC.

Nesta segunda-feira, 8, o frio recuou um pouco e a temperatura subiu levemente. Ituiutaba registrou 4,5ºC, enquanto em Uberlândia fez 10ºC e Patrocínio 5,8º.

A queda brusca na temperatura deve-se a uma massa de ar polar que se deslocou do Sul do Brasil, onde é bastante comum o frio intenso e até neve. A previsão dos meteorologistas é de que o tempo frio persista por, pelo menos, mais três dias.

Com o frio, a umidade relativa do ar que deve cair cerca de 20%. Segundo o Inmet, o ar frio deixa a atmosfera seca.

Leia também:

Uberlândia tem 150 vagas emergenciais para atender moradores de rua nestas noites geladas