Você sabia? Óleo de cozinha usado deve ser descartado corretamente


O descarte incorreto de lixo nas ruas, vasos sanitários ou na pia da cozinha é uma atitude recorrente que tem provocado prejuízo e transtorno aos usuários do sistema de esgotamento sanitário de Uberlândia. De acordo com levantamento feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), óleos e gorduras, além de restos de comida, preservativos, absorventes, fraldas descartáveis e embalagens de produtos de beleza estão entre os materiais que mais obstruem as redes de esgoto no município.

Atualmente, cerca de 120 toneladas de resíduos são retiradas das ETEs e elevatórias de esgoto por mês em Uberlândia. Um litro de óleo de cozinha, por exemplo, polui cerca de um milhão de litros de água. O produto usado, descartado incorretamente na rede, é um dos principais problemas enfrentados pelo Dmae e é extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Ao utilizar a rede de esgoto como lixeira, problemas como entupimento e refluxo podem acontecer em residências e até em imóveis comerciais. A principal orientação é não jogar lixo em vasos sanitários, pias, ralos e terrenos baldios. Para isso existem as coletas convencional e seletiva, além dos Ecopontos e o serviço de Cata-treco. “O óleo usado descartado na rede funciona como uma cola, que junto a outros materiais como fio de cabelo, fio dental e plástico, forma uma camada espessa que acaba entupindo a rede”, disse Marcelo Costa, gerente do Tratamento de Esgoto do Dmae.

Itens inusitados

Alguns resíduos encontrados ainda nas redes coletoras chamam a atenção por serem inusitados. Segundo o Dmae, já foram recolhidas bolas, carrinhos de bebê, bicicletas e até quadros de motos. Brinquedos também são encontrados com muita frequência.

ETE Uberabinha

Outro problema causado pela grande quantidade de lixo que vai parar na rede de esgoto é observado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Ainda de acordo com Marcelo, os objetos danificam as estruturas e comprometem a eficiência da estação.

“Recentemente, uma grande quantidade de piche chegou à nossa rede, causando estragos nas máquinas. O sistema de gradeamento entortou. Já nesta segunda-feira (13), nos deparamos com um grande volume de graxa”, contou o gerente de tratamento de esgoto do Dmae.

Os equipamentos da estação são projetados para receber o esgoto doméstico e processar o tratamento. Por essa razão, o objeto estranho à rede, além de comprometer o sistema, acarreta uma sobrecarga de trabalho na operação.  “O descarte incorreto de lixo pode, muitas vezes, prejudicar o próprio morador, pois se a rede entope, pode se romper, causando vazamentos na rua e até mesmo refluxo dentro das casas”, completou.

Quer descartar o óleo de cozinha e não sabe como?

– Pontos de coleta: Sede Administrativa do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6400, Tibery); Ecopontos da prefeitura; Supermercado Pão de Açúcar; Coleta Seletiva ou diretamente nas cooperativas de reciclagem.
– Cuidados essenciais: Coloque sempre em litros plásticos (como as garrafas pet de refrigerante ou de produtos de limpeza) e vede bem.

Prefeitura de Uberlândia