Pesquisa aponta alta de 11% nas vendas de varejo na semana do Dia dos Pais


Segmentos de cosméticos, joalheria e vestuário ficaram entre as principais opções na hora de presentear

O Índice Cielo do Varejo Ampliado apontou que a semana do Dia dos Pais, entre os dias 8 e 14 de agosto, registrou alta de 11,7% nas vendas, quando comparado com a mesma data do ano passado. Segundo os dados, houve aumento de 9,2% nas compras em lojas físicas e 33% nas aquisições por meio virtual.

Entre as principais categorias buscadas pelos consumidores na hora de presentear, o segmento de Cosméticos e Higiene Pessoal recebeu maior destaque, com crescimento de 18,1% e Óticas e Joalherias (14,2%). Em seguida, ficaram os setores de Vestuário (9,6%), Livrarias e papelarias (+8,4%) e Varejo alimentício especializado (+3,3%).

Já no quesito territorial, a região Sudeste demonstrou o maior aumento nas vendas de Dia dos Pais, com 101%, seguida por Nordeste (9,3%), Centro-Oeste (8,8%), Norte e Sul (ambas com 7,2%). Os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e São Paulo, por sua vez, representam os melhores desempenhos, com 12%, 11,5% e 11,3% de alta, respectivamente.

A grande influência para o aumento nas compras durante o período foi a liberação de recursos extraordinários, como os saques nas contas de FGTS, a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS e o reajuste da parcela do Auxílio Brasil, que agora conta com R$ 600 mensais.