Bandidos matam médico fundador de ONG que atende pacientes do SUS em carretas


Foi confundido com um policial, o médico Roberto Kunimassa Kikawa, assassinado na noite de sábado, 10, no Bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo. Ele era fundador da Carreta da Saúde, organização de Saúde sem fins lucrativos CIES Global, que leva atendimento médico especializado em unidades móveis (carretas e caminhões) a pacientes de baixa renda do SUS. A iniciativa surgiu após uma promessa que ele fez ao pai, que morreu de câncer após descobrir a doença em estágio já avançado.

O médico gastroenterologista tinha 48 anos. Ele estava no carro com a secretária, quando foi abordado por criminosos. Um deles perguntou se o médico era policial, mas antes que ele pudesse explicar, o outro já mandou atirar. Kikawa foi atingido por dois tiros e foi socorrido em um hospital do bairro, mas morreu.

O boletim de ocorrência registra uma tentativa de assalto. A secretária disse à Polícia que os bandidos chegaram a pé e já abriram a porta do motorista. Perguntaram sobre ele ser policial e atiraram.

Ele deixa esposa e dois filhos menores. A mulher e os filhos do médico estão nos Estados Unidos e devem chegar ao Brasil nesta segunda-feira, 12, quando está marcado para acontecer o enterro.

Veja a íntegra da nota de pesar do CIES Global:
“O CIES Global comunica, com imenso pesar, o falecimento do nosso fundador e diretor executivo, Roberto Kunimassa Kikawa, vítima da violência na cidade de São Paulo, após o disparo de tiros em um assalto.
O médico gastroenterologista fundou o Projeto CIES em 2008 com uma Carreta da Saúde, em cumprimento a uma promessa que fez ao pai, vítima de um câncer. O juramento consistia que ele fosse um médico mais humano, que olhasse nos olhos das pessoas e as atendesse com a atenção que mereciam.

Dez anos depois, Roberto deixa um legado de mais de 2 milhões de pacientes do SUS acolhidos nas centenas de unidades móveis e modulares do CIES Global e cerca de 600 profissionais de Saúde e Administrativos engajados com o nosso DNA do Amor.

CIES

O CIES é reconhecido pelo atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades móveis e modulares. Carretas, ônibus, vans e contêineres são adaptados para procedimentos médicos, o que facilita o deslocamento do serviço para regiões periféricas, com o objetivo de melhorar o acesso à Saúde das pessoas em vulnerabilidade social.

Há dez anos, o CIES estabelece parcerias com secretarias de Saúde de diversos municípios nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.