Homem é preso suspeito de provocar incêndio em vegetação às margens da LMG-798


(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

Um homem, de 51 anos, foi preso no fim da tarde deste domingo, 20, suspeito de provocar incêndio em uma área de vegetação na LMG-798, quilômetro 30, na zona rural leste de Uberaba.

Durante patrulhamento, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) avistou um veículo Fiat/Palio estacionado próximo a cerca de uma fazenda e um homem dentro de uma vegetação arbustiva. Havia um princípio de incêndio no local, que é área de preservação permanente.

Os policiais se aproximaram do homem e constataram que ele estava em posse de um isqueiro, uma caixa de palitos de fósforo e um galão com aproximadamente um litro de gasolina.

Questionado, o suspeito afirmou que a área pertence a ele e contou que estava acumulando algumas vegetações e ateando fogo para fazer uma limpeza no local. Ao ser perguntado sobre a autorização do órgão competente para fazer a queimada e o método que utilizaria para controlar as chamas, o mesmo confessou que não tinha. Ele também disse que não tinha acionado o Corpo de Bombeiros (CB), pois a área queimada ainda era pequena.

Os policiais acionaram os bombeiros, que foram até o local e debelaram as chamas. Eles constataram que o incêndio atingiu uma área de aproximadamente 20 metros quadrados.

O suspeito foi preso e deve responder pelo crime previsto na lei 9.605/98 artigo 41, que é quando alguém provoca incêndio em mata ou floresta. A pena varia de dois a quatro anos de prisão, além de multa.