PF prende 4 com drogas e 1 mulher com mais de R$ 1 milhão em ouro


Foto: Divulgação / PF

A Polícia Federal prendeu entre o sábado (24/2) e a madrugada desta segunda-feira (26/2), no aeroporto de Guarulhos/SP, quatro passageiros tentando embarcar com drogas para o exterior e uma mulher com dólares e barras de ouro não declaradas às autoridades.

Uma passageira, nacional da Venezuela, de 33 anos, foi abordada por policiais federais na tarde do sábado (24), na sala de embarque de voo com destino a Joanesburgo, África do Sul, para acompanhar a revista da bagagem que ela havia despachado. Os policiais haviam identificado, com o auxílio do raio-x, substância suspeita nas estruturas da mala da passageira. Na delegacia, foi realizada perícia nos pertences da passageira e, dentro de um fundo falso, foi encontrado um volume contendo mais de 2 kg de cocaína.

No domingo (25), funcionários que atuam no controle migratório acionaram os servidores da Receita Federal após identificar um grande volume metálico no interior da bagagem de uma passageira que pretendia embarcar para Hong Kong. Dentro da mala da mulher, foi encontrada uma caixa de leite contendo mais de 100 mil dólares e 9,5 kg de ouro em barras, com valor estimado em mais de R$ 1 milhão. Os policiais federais foram acionados e a conduziram para a delegacia. A mulher, de 32 anos, nacional da China e possuidora de RNE, foi presa em flagrante por tentar iludir o pagamento dos impostos e transportar bens pertencentes à União sem autorização legal.

Em outra ação, realizada pelos policiais neste mesmo dia, foram presos dois homens que embarcariam em voo com destino a Addis Ababa, na Etiópia. Cada um deles levava, dentro da mala, duas mochilas com fundos falsos contendo pacotes com cocaína. Com os passageiros, um nacional da Nova Zelândia, de 82 anos, e outro nacional de Cingapura, de 40 anos, foram encontrados 8 kg de cocaína.

Na madrugada desta segunda-feira (26), foi preso um homem, nacional da Nigéria, de 32 anos, com 2 kg de cocaína ocultos no fundo falso de sua bagagem de mão. O homem, que embarcaria para a Etiópia, ingressou no Brasil em 2015 e é possuidor de RNE.

Os presos serão encaminhados aos presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça, respondendo pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Polícia Federal