Polícia Ambiental e Ibama resgatam 117 pássaros criados com anilhas irregulares


Um trabalho conjunto da Polícia de Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou dezenas de pássaros criados em cativeiros de forma irregular. A operação foi um desdobramento de uma rinha de pássaros deflagrada pela polícia em Uberlândia no último dia 4, e que capturou 93 canários da terra mantidos em cativeiro para brigarem. Treze pessoas foram presas em flagrante.

Nesta segunda-feira, 13, mais 117 pássaros que eram criados nesta mesma situação foram resgatados e cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, entre elas três já haviam sido presas na primeira ocorrência do Bairro Morada da Colina.

Entre as aves tinha canários da terra, trinca-ferro, patativa e fim-fim. Foram apreendidos 113 gaiolas, 34 alçapões, nove viveiros, 100 anilhas e dois anilhadores. Havia um canarinho morto, com ferimentos na cabeça.

Nesta ocasião vários pássaros anilhados foram apreendidos e os donos não foram identificados. O Ibama removeu todas as anilhas antes da soltura das aves e identificou os proprietários. Segundo o sargento Eduardo Venâncio, os presos estavam usando nos passeriformes anilhas de animais que já morreram para burlar as investigações.

Os suspeitos foram levados para a delegacia para prestar esclarecimentos. Foram lavradas oito autuações pelo Ibama, totalizando R$ 160 mil.

Com informações de Carlos Vilela