ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Polícia Ambiental e Ibama resgatam 117 pássaros criados com anilhas irregulares

Carolina Vilela

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Um trabalho conjunto da Polícia de Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou dezenas de pássaros criados em cativeiros de forma irregular. A operação foi um desdobramento de uma rinha de pássaros deflagrada pela polícia em Uberlândia no último dia 4, e que capturou 93 canários da terra mantidos em cativeiro para brigarem. Treze pessoas foram presas em flagrante.

Nesta segunda-feira, 13, mais 117 pássaros que eram criados nesta mesma situação foram resgatados e cinco pessoas foram conduzidas à delegacia, entre elas três já haviam sido presas na primeira ocorrência do Bairro Morada da Colina.

Entre as aves tinha canários da terra, trinca-ferro, patativa e fim-fim. Foram apreendidos 113 gaiolas, 34 alçapões, nove viveiros, 100 anilhas e dois anilhadores. Havia um canarinho morto, com ferimentos na cabeça.

Nesta ocasião vários pássaros anilhados foram apreendidos e os donos não foram identificados. O Ibama removeu todas as anilhas antes da soltura das aves e identificou os proprietários. Segundo o sargento Eduardo Venâncio, os presos estavam usando nos passeriformes anilhas de animais que já morreram para burlar as investigações.

Os suspeitos foram levados para a delegacia para prestar esclarecimentos. Foram lavradas oito autuações pelo Ibama, totalizando R$ 160 mil.

Com informações de Carlos Vilela

LEIA TAMBÉM!