Polícia Civil de Uberlândia realiza Operação Mega Boi


A Polícia Civil de Uberlândia realizou entre a noite de segunda-feira, dia 21, e madrugada de ontem, terça-feira, 22, uma operação para combater o comércio irregular de bovinos sem notas fiscais e Guias de Trânsito Animal (GTA). A ação contou com a participação da Secretaria Estadual da Fazenda e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e abrangeu o município e cidades da região.

Batizada de Mega Boi, em alusão ao grande número de gado que estaria sendo comercializado de forma irregular, a operação foi montada a partir de suspeitas de que um leilão, que seria realizado em Uberlândia, ofertaria cinco mil cabeças de bovinos e que parte dessas reses seria “guiada” por terceiros para dissimular sua origem. A partir aí, Polícia Civil e os demais órgãos planejaram a ação.

Segundo o delegado Daniel Batista Azevedo, titular do 2º Distrito Policial e da Delegacia de Combate aos Crimes e Roubos Rurais, durante a investigação, os policiais apreenderam diversos documentos extrafiscais de controle que indicam os indícios do comércio de bovinos sem documentação fiscal e sanitária. Os investigadores também apreenderam notas fiscais supostamente reutilizadas.

De acordo com o delegado que coordenou a operação, alguns produtores rurais foram notificados pelo transporte sem documento sanitário e nos próximos dias os que participaram do leilão serão intimados a comparecer à Receita Estadual para apresentar a documentação fiscal correspondente e, dependendo do caso, pagar o imposto de circulação da mercadoria sem nota fiscal.

A operação contou com a participação de dois delegados, 21 investigadores, quatro fiscais do IMA e nove auditores fiscais da Receita Estadual. O delegado chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito Brandão, acompanhou toda a operação.  As cabeças de gado apreendidas na Operação foram vistoriadas e aguardam a regularização dos documentos para a liberação.