Polícia Civil deflagra Operação Porto Negro em Uberaba e no Rio de Janeiro


Nesta terça-feira, 2, a Polícia Civil (PC) participou da operação Porto Negro, em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Uma organização criminosa especializada em furtos de petróleo, cometidos diretamente de dutos de uma empresa do ramo de petróleo, teria causado o prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões.

O objetivo da ação foi cumprir cinco mandados de prisão e 14 de busca e apreensão contra o grupo criminoso. Em Minas, a ação policial foi realizada em Uberaba, onde foram apreendidos materiais para serem investigados. Segundo apurado, o alvo da operação na cidade mineira é investigado por furtos em dutos na região do Triângulo Mineiro. Também foram cumpridos mandados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

As investigações duraram cerca de seis meses e tiveram início após a perfuração de dutos da empresa, localizados no interior carioca. Durante os trabalhos policiais, foram identificadas perfurações do mesmo grupo criminoso em outras cidades. Em um dos locais, no estado do Rio de Janeiro, os suspeitos teriam construído um túnel subterrâneo para acesso ao duto e alugado uma retroescavadeira para abertura de uma via de acesso para que caminhões-tanque retirassem petróleo do local.