Polícia Militar avalia como ‘tranquila’ as eleições municipais em Minas


O Gabinete Institucional de Segurança de Minas, que inclui as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, registrou 440 ocorrências relacionadas às eleições municipais no Estado. Destas, 267 são de boca de urna e 358 são de pessoas presas ou conduzidas para prestar esclarecimentos.

Durante todo o dia de votação, 58 candidatos a prefeito e vereador foram detidos.

Para o capitão da Polícia Militar Cristiano Araújo, o número de ocorrências transcorreu de forma tranquila e dentro do esperado. Ele credita esse cenário ao planejamento com todo o efetivo nas ruas e na inovação na estratégia de enviar cerca de 550 militares para o interior do Estado, onde a demanda era maior em algumas cidades. “O balanço é positivo e tivemos uma eleição relativamente tranquila e nossos números ficaram dentro do esperado com as ocorrências de boca de urna e transporte irregular de eleitores”, explicou.

Ainda segundo Araújo, outra decisão acertada foi estender a estratégia do uso de mais de 60 drones usados durante o Carnaval. “Nos municípios onde recebíamos notícias de aglomerações, propaganda irregular, os equipamentos faziam sobrevoos e filmagens para dar suporte aos militares”, concluiu.

Hoje em Dia