Projeto da Polícia Civil supera 300 mil atendimentos em Araxá


(Imagem: Polícia Civil/Divulgação)

Com o objetivo de aumentar a acessibilidade e transparência dos serviços do Detran-MG em Araxá, a Polícia Civil de Minas Gerais iniciou em setembro de 2016 o projeto “Trânsito do Bem”, que registrou 304.159 atendimentos até 31 de dezembro de 2019.

De acordo com diagnóstico realizado no início de 2016, de cada cem serviços prestados pelo Detran em Araxá, apenas 2% eram solicitados diretamente pelo cidadão. Com o projeto, esse número alcançou 74% e, atualmente, está em torno de 50%.

Em 2018, mesmo com o fim do patrocínio que possibilitou o início da ação, o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) conseguiu manter e ampliar o projeto, contando com o apoio de outros parceiros privados, repasses do Poder Judiciário e contribuições dos cidadãos por meio da conta de energia elétrica, que culminou no projeto “Segurança Iluminada”.

Leilão

Outra ação importante decorrente do projeto Trânsito do Bem foi a realização periódica de leilões de veículos apreendidos nos pátios credenciados de Araxá.

Entre 2017 e 2019, foram leiloados 3.284 veículos, o que representou um aumento de 808%, uma vez que entre 2014 e 2016 tinham sido alienados apenas 393 automotores.

A equipe do Detran em Araxá tem trabalhado para um novo leilão. De acordo com informações preliminares, estima-se que cerca de 1.500 veículos sejam colocados à venda. Apesar de ainda não ter data definida, possivelmente, o leilão ocorrerá daqui a 60 dias, durante o mês de abril.

A projeção é que a maioria dos veículos que serão leiloados sejam classificados na condição de sucata inservível, ou seja, serão direcionados para usinagem e reciclagem.

PCMG