39 corpos achados dentro de caminhão seriam de imigrantes ilegais


A polícia do Reino Unido encontrou 39 corpos dentro de um caminhão de carga, nesta quarta-feira (23). A suspeita da polícia é que as vítimas sejam migrantes que estavam tentando entrar no Reino Unido ilegalmente.

Os corpos eram de 38 adultos e um adolescente, e foram encontrados dentro do baú do caminhão, que estava estacionado no centro industrial, a aproximadamente 30km de Londres. O motorista, um norte-irlandês de 25 anos, chamado Mo Robinson (foto), foi preso por suspeita de assassinato.

De acordo com a polícia, os corpos eram de prováveis vítimas de tráfico humano, que tentaram entrar no Reino Unido escondidas para escapar da fiscalização das fronteiras. Os investigadores também acreditam que o caminhão tenha saído do porto na Bélgica de balsa, e entrou na Inglaterra pelo rio Tâmisa de madrugada.

O caminhão tinha registro na Bulgária, país vizinho da Turquia e participante do bloco europeu, que já foi utilizado como rota de imigração ilegal e contrabando de refugiados do Oriente Médio, África e Ásia.

O caso é semelhante a um ocorrido em 2000, quando os corpos de 58 chineses foram encontrados em Dover, também na Inglaterra, e sob as mesmas circunstâncias. Está ficando cada vez mais difícil pedir asilo da Europa Continental ao Reino Unido, que está prestes a fechar suas fronteiras para países da União Europeia.

Os portos estão com fiscalizações mais rigorosas, e imigrantes estão se arriscando em novas rotas cada vez mais vulneráveis às quadrilhas de tráfico de pessoas.

A prioridade da investigação é identificar as vítimas que estavam no veículo, que de acordo com a imprensa local, trazia um adesivo com a frase”o último sonho” no para-brisas.

SBT