ASSINE O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS

RECEBA AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DIRETO NO SEU E-MAIL
iconeenvelope.png

Araguari é representada no Simpósio Estadual de COMADs em Belo Horizonte

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Cerca de 500 pessoas de mais de 150 municípios mineiros estiveram em Belo Horizonte nesta segunda-feira, 10-04, participando do Simpósio Estadual dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad’s), promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SUPOD).

O principal objetivo do Simpósio foi o de aproximar o Governo do Estado e os Conselhos Municipais na união de esforços para desenvolver políticas públicas de prevenção ao uso de drogas. Esta é a primeira vez que representantes dos Comad’s de centenas de municípios mineiros se reúnem para trocar experiências e debater estratégias no combate ao uso de drogas. Além de representantes de Conselhos hoje ativos, o Simpósio reuniu, também, profissionais ligados à área de drogas de municípios mineiros.

A cidade de Araguari esteve representada por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas. A Assistente Social da pasta, Francielle Rodrigues da Costa, a Coordenadora do Departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana, e os servidores Olavo Guimarães e José Eduardo estiveram presentes no Simpósio. De acordo com Franciele, “a experiência foi muito produtiva. Pudemos comprovar que a Secretaria de Araguari está no caminho certo, desenvolvendo de maneira profícua os trabalhos de prevenção e de cuidados dos dependentes. Em muitos aspectos, a nossa cidade se encontra à frente das demais, como precursora em muitas ações”.

Durante o Simpósio, também foi possível estreitar os laços com a Subsecretária de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais, Patrícia Magalhães Rocha, com o Coordenador do Fórum Brasileiro de Políticas Sobre Drogas, Clóvis Benevides e com o Deputado Federal Eros Biondini, trazendo um olhar mais atento das instituições para o município araguarino.

COMAD – Conselho Municipal Antidrogas

O COMAD – Conselho Municipal Antidrogas de Araguari, foi criado pela Lei nº 4.233, de 2 de março de 2006. Em 12 de dezembro de 2014, através da Lei nº 5.457, passou sua denominação para Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari – COMAD, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas. O COMAD dedica-se à prevenção, tratamento, reinserção social e ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução de danos decorrentes do uso de drogas.

O Conselho é constituído por representantes dos órgãos do governo municipal que desenvolvem atividades diretamente ligadas ao tema drogas, como por exemplo, a Secretaria de Políticas Sobre Drogas, Educação, de Saúde, de Trabalho e Ação Social, de Esporte e Juventude, de Trânsito e Mobilidade Urbana, de Governo, FAEC, Conselho Tutelar, da Criança e do Adolescente; representantes de entidades ou de instituições que já atuam na área da prevenção, tratamento e reinserção social; e representantes da sociedade civil organizada (Comunidades Terapêuticas Pró-vida, El-Shaday e SER; Casa de Davi; Ordem Demolay Capítulo 202; Loja Maçônica; OAB; CDL; ACIA; APROCIMA e IMEPAC ).

Prefeitura de Araguari

LEIA TAMBÉM!