Araguari segue deliberação do Estado e novas medidas mais restritivas serão anunciadas


Desde a deliberação do Estado, nesta quinta-feira (4), sobre a necessidade dos municípios mineiros de seguirem a onda roxa, acrescentada ao Programa Minas Consciente em função da crise agravada pelo colapso da saúde pública e particular, a administração da cidade de Araguari, que já vinha seguindo medidas mais restritivas que as apresentadas pelo Governador Romeu Zema, analisa o que foi apresentado e já cumprindo a recomendação dada a todos os municípios mineiros da macrorregião do Triângulo Norte, que estavam na onda vermelha e migraram para a onda roxa.

O Governo de Minas deve apresentar novas medidas ao que já foi determinado na data desta quinta-feira, inclusive sendo mais restritivo em relação a critérios que não foram colocados até então. Araguari aguarda novo posicionamento do estado, mas com texto do decreto já pronto para ser publicado nesta sexta-feira (5), com novas recomendações ou não por parte do Governo Estadual.

A administração do município ressalta que já prevalece a deliberação do Governo de Minas e com restrição parcial na circulação de pessoas durante o dia e restrição total, salvando casos de urgência e emergência, entre 20h e 5h. As barreiras sanitárias já estão sendo realizadas pela cidade em pontos com grande fluxo de pessoas e veículos.

No caso de comércios não essenciais como lojas do varejo, estas podem trabalhar internamente para atender clientes por telefone, aplicativos, comércio eletrônico em geral e com entrega em domicílio. O setor de alimentação pode funcionar entre 6h e 20h com entrega no balcão e serviço delivery como já previsto pela deliberação do Estado.

Outras medidas serão anunciadas e já com validade de execução nesta sexta por já terem sido publicadas pela manhã. O anúncio será feito em coletiva de imprensa no prédio da Prefeitura de Araguari.