Comissão de Ética da Câmara investiga se vereadora trabalhou com Covid


Uma denúncia feita na Câmara Municipal de Uberlândia motivou uma investigação pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Recentemente o vereador Cristiano Caporezzo usou a Tribuna da Câmara, dizendo ter recebido uma denúncia de que a vereadora Gilvan Masferrer havia participado de atividades parlamentares na Casa Legislativa mesmo ciente de que estava com a Covid-19.

A denúncia foi apresentada ao Ministério Público e uma representação entregue ao presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Eduardo Moraes. O documento aponta que Masferrer testou positivo para COVID-19 em 27 de janeiro, seguiu com rotina e participou de reuniões no mesmo dia, de eventos nos dias 28 e 29 e concedeu entrevista no dia 31 daquele mês.

A comissão enviou pedido de análise ao departamento jurídico da Casa e aguarda o posicionamento para abrir o processo administrativo, ouvir os envolvidos e decidir se haverá alguma penalidade e qual seria ela. As penalidades por quebra de decoro parlamentar variam de advertência, suspensão a até processo de cassação. E será definido ainda se haverá ou não alguma penalidade.

O V9 Vitoriosa também entrou em contato com a assessoria da vereadora Masferrer. Ela nega ter estado na câmara ou em qualquer outro lugar depois de ter tido a confirmação de que estava com Covid.

Disse ainda que não apresentou quaisquer sintomas, realizou o teste dia 27 de janeiro, devido a casos positivos de colegas parlamentares e assessores e ela também testou positivo. No dia 01/02, na UBSF do Bairro Joana Darc, a vereadora foi informada pelo médico sobre o resultado positivo.

Porém só retornou ao trabalho no dia 11 de fevereiro após a liberação médica, após passar o período de isolamento. Gilvan Masferrer afirma que jamais frequentaria a Casa Legislativa ou outro local sabendo que estava com coronavírus.

Na representação apresentada, Caporezzo pede investigações sobre entrevista concedida a uma emissora de TV e reunião no Departamento Municipal de Água e Esgoto. Sobre isso ela diz que não foi concedida entrevista à TV Integração no dia 31, pois já estava em isolamento.

Quanto ao vídeo da reunião com o Diretor Geral do Dmae, o mesmo foi gravado 2 semanas antes (no dia 20/01), e divulgado somente no dia 01/02, quando a vereadora já estava em isolamento. “Um vídeo postado não significa que ele tenha sido gravado no mesmo dia”, afirma.