Covid-19: Prefeitura de BH decreta o fechamento do comércio pela 3ª vez


A Prefeitura de Belo Horizonte decretou nesta 2ª feira (11.jan) o fechamento do comércio na cidade. É a terceira vez que o Executivo municipal recorreu à medida desde o início da pandemia – desta vez por tempo indeterminado. Somente os comércios essenciais podem funcionar na cidade.

Os comerciantes não receberam bem a notícia. Mais de 1.000 pessoas se reuniram em frente à prefeitura para protestar. Os trabalhadores presentes no ato carregavam faixas e cartazes se opondo à decisão do prefeito Alexandre Kalil de fechar novamente a cidade.

A decisão foi tomada com base no aumento das taxas de ocupação de leitos e UTI e enfermarias, além do índice de transmissão por contaminado. A cidade registra atualmente 86,3% das UTIs ocupadas.

O prefeito Alexandre Kalil defende a medida: “São números impressionantes, houve uma importação de doença surpreendente. Eu mais uma vez peço desculpas, mas não tive outra alternativa. Não vamos fazer de Belo Horizonte um pandemônio porque nós estamos a dias da vacina e do fim dessa tragédia”.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que o fechamento das atividades não essenciais não tem qualquer caráter punitivo ao comércio. O objetivo é diminuir o volume de pessoas em circulação para conter a expansão do contágio

SBT