Dos atuais deputados estaduais, 63 tentarão reeleição


Registro de candidaturas garante que ao menos 13 vagas serão renovadas no Parlamento mineiro – Arquivo ALMG – Foto: Clarissa Barçante

Além dos cargos majoritários de presidente, governador e senador, nas próximas eleições os cidadãos brasileiros também vão escolher seus representantes nos parlamentos federal (Câmara dos Deputados) e estadual (Assembleia Legislativa). Em Minas Gerais, serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais.

Dos atuais deputados que atuam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 63 vão tentar reeleição, nove se candidatarão a deputado federal e cinco não participarão da disputa. Entre os que não concorrem a uma vaga no Legislativo, o presidente da Casa, Adalclever Lopes (MDB), é candidato a vice-governador na chapa de Márcio Lacerda (PSB).

Anselmo José Domingos (PTC) não vai participar do pleito para se dedicar exclusivamente à presidência de seu partido; Tiago Ulisses (PV) preferiu coordenar a campanha de Antonio Anastasia (PSDB) ao Governo de Minas.

Missionário Marcio Santiago (PR) abdica da candidatura em favor de sua esposa, Leda Santiago. O deputado Cabo Júlio (MDB) não vai concorrer a nenhum cargo público.

Nove parlamentares vão tentar uma vaga na Câmara dos Deputados: Fabiano Tolentino (PPS), Fábio Cherem (PDT), Felipe Attiê (PTB), Fred Costa (Patri), Gilberto Abramo (PRB), Lafayette de Andrada (PRB), Paulo Guedes (PT), Rogério Correia (PT) e Emidinho Madeira (PSB).

Renovação – Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos, refletindo ainda mudanças no cenário nacional, mas não chegaram a atingir metade do parlamento.

Em 1998, último mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, os novos deputados representaram 38,97% do parlamento eleito naquele ano. Na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação desse período: 46,75%.

Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 voltou a representar pouco mais de um terço dos deputados que tentaram reeleição: 36,36% e 33,77%, respectivamente.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais