Eduardo Paes vai disputar 2º turno com Crivella no Rio de Janeiro


Os candidatos Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) vão disputar o 2º turno das eleições de 2020 para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Nos resultados da votação de 1º turno, realizadas neste domingo (15.nov), o ex-prefeito Paes conquistou 37,01% dos votos válidos contra 21,90% de Crivella.

QUEM É EDUARDO PAES

Eduardo Paes (DEM), 51 anos, é candidato da coligação A Certeza de um Rio melhor (Cidadania/DC/PV/Avante/PL/DEM/PSDB) marcou “outros” como ocupação, tem 50 anos e ensino superior completo. Declarou R$ 478,3 mil em bens. Já foi prefeito do Rio de Janeiro, secretário de Turismo, Esporte e Lazer, deputado federal, vereado e sub-prefeito na zona oeste do Rio de Janeiro.

Em 2017, após deixar o cargo de prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes mudou-se para os Estados Unidos, onde residiu cerca de um ano em Nova Iorque e em Bethesda. Nos EUA, trabalhou como consultor do departamento de urbanismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco na gestão de regiões metropolitanas.

QUEM É MARCELO CRIVELLA

Marcelo Crivella, 63 anos, é o atual prefeiro do Rio e busca a reeleição pela coligação Com Deus, Pela Família e Pelo Rio (Podemos/PTC/PMN/PRTB/Republicanos/PP/Patriota/Solidariedade). Declarou R$ 665,6 mil em bens. É bispo licenciado pela Igreja Universal do Reino de Deus.

O prefeito responde a uma ação de inelegibilidade por usar veículos da Comlurb para transportar funcionários para evento onde pedia votos para o filho Marcelo Hodge Crivella em 2018. Uma decisão do TSE determinou que ser inelegível, Crivella continuará podendo fazer campanha, porque segue com o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Seria necessário reverter essa situação, numa análise ainda a ser feita. O segundo turno está programado para daqui a duas semanas, no dia 29 de novembro. Ele é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e teve apoio do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

SBT