Em meio à estagnação econômica, Minas Gerais está entre os Estados que mais geraram empregos em 2019


Que o Brasil é um país de contrastes ninguém duvida. Mas alguns dados econômicos recentes têm deixado essas diferenças regionais ainda mais visíveis. Enquanto maior parte do país luta contra o desemprego – atualmente, são mais de 13 milhões de pessoas nesta situação, segundo dados oficiais –, há regiões onde o nível de ocupação vem crescendo, verdadeiras ilhas de prosperidade em meio à estagnação econômica nacional. 

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), São Paulo (151.722 vagas), Minas Gerais (88.238) e Santa Catarina (49.895) foram os Estados que mais criaram novos postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre. Em São Paulo, a agropecuária foi a principal responsável pelo resultado, com a geração de 14.068 empregos. Também tiveram saldo positivo no Estado os setores de serviços, construção civil, serviços industriais de utilidade pública, comércio e administração pública.  

Em Minas Gerais, seis – dos oito setores econômicos pesquisados – fecharam o mês com resultado positivo. A agropecuária foi a principal responsável pelo desempenho, com a criação de 6.266 novos empregos. Também registraram saldo positivo serviços, construção civil, comércio, extração mineral e administração pública. Já em Santa Catarina, a geração de empregos na economia foi impulsionada pelo setor de serviços, com 891 novos postos abertos. Também tiveram saldos positivos a construção civil e agropecuária. 

Em São Paulo, uma empresa de franquias registrou a criação de 1000 novas vagas de emprego no primeiro semestre de 2019, por meio de uma rede de alimentação e de odontologia. Em Minas, uma empresa especializada em meios de pagamentos, benefícios e gestão de frotas – abriu 239 vagas. Uma das maiores empresas de meios de pagamento eletrônicos do Brasil tem sede em Uberlândia e registrou novas vagas nas mais diversas áreas, incluindo comercial, operações, planejamento e relacionamento.  

Já em Santa Catarina, uma das empresas de maior representatividade no vestuário infantil no país, com cerca de 1,8 mil empregados, criou 100 vagas. Os novos postos são resultado de um investimento de R$ 40 milhões na criação da nova área de fiação. A empresa tem sede em Pomerode, no Vale do Itajaí, região do Estado que registrou o maior índice de crescimento nos últimos 12 meses (7,64%). 

Em Joinville, no norte catarinense, a segunda região com maior alta no mesmo período (6,48%), uma rede de franquias de produtos de limpeza – contabilizou a criação de mais de 400 novos postos de trabalho diretos e indiretos entre janeiro e junho deste ano. Além das contratações realizadas pela franqueadora, a abertura de novas unidades franqueadas também resultou em novas vagas de trabalho.