Empresa de Uberlândia anuncia retomada de linha de produção de margarinas com presença de Zema


O governador de Minas, Romeu Zema, participou na tarde desta quinta-feira (20/2), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, do anúncio da retomada da linha de produção de margarinas pela BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com incentivos do Governo de Minas, a companhia aportou investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões na unidade, aumentou em 35% sua capacidade de produção e ampliou o número de empregos na cidade.

Ao lado do CEO da BRF, Lorival Luz, Zema comemorou o aumento da produção de margarina, com capacidade para 120 mil toneladas por ano, e afirmou que sua gestão está especialmente voltada para a atração de novos investimentos para Minas, o que, segundo ele, vai aquecer e movimentar a economia do estado.

“É uma satisfação enorme estar aqui participando dessa retomada da fábrica de margarina da BRF, que está dentro do contexto do nosso governo, que é atrair mais investimentos, lembrando que o setor produtivo em Minas Gerais foi extremamente desconsiderado no último governo. Eu tive o prazer de, somente no ano de 2019, assinar protocolos de investimentos no valor de R$ 55 bilhões, o que é quatro vezes mais do que o último governo havia feito em quatro anos. Isso demonstra que Minas está fazendo a lição de casa”, afirmou o governador.

Durante a solenidade, Romeu Zema assinou o Decreto 47.868, que determina a inclusão da margarina como produto da cesta básica. Com a medida, a alíquota que incide sobre o produto reduz de 18% para 7%. O governador lembrou que no ano passado, na primeira visita que fez à BRF, soube das dificuldades do grupo em retomar a produção.

“Na visita que fiz à BR Foods, no ano passado, fiquei sabendo que havia essa possibilidade e prontamente solicitei à Secretaria de Fazenda que analisasse o que estava impedindo (a retomada da produção) e conseguimos viabilizá-la. Lembrando que 120 mil toneladas por ano é bastante produto, além dos empregos, movimenta a economia de toda a região, porque traz um fluxo de transporte, de pessoas, de movimentação econômica. Então, é mais um passo para Minas, é mais um avanço”, comemorou o governador.

Lorival Luz explicou que, inicialmente, serão gerados mais 35 postos de trabalho somados aos quase 7 mil funcionários que trabalham na empresa. “Minas é hoje um estado absolutamente importante. Inicialmente, toda a produção aqui de Uberlândia será destinada ao mercado de Minas Gerais, que responde a quase 10% do consumo nacional de margarinas. “Com as plantas de Paranaguá e Vitória de Santo Antão operando com a capacidade máxima, essa retomada é uma resposta ao aumento de demanda e fortalece ainda mais a nossa operação”, destacou o executivo da BRF.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, também ressaltou o impacto que esses novos investimentos vão gerar para a cidade. “A iniciativa vai refletir no impacto da nossa economia. A demanda do mundo nos próximos 30 anos é a comida e um país preparado para oferecer alimento ao mundo é o Brasil. Nós temos que trabalhar juntos para modernizar nossa economia, gerar emprego e renda e, logicamente, abastecer o país e o mundo, que é a vocação do Brasil”, finalizou.