Empresários doam respiradores para Prefeitura de Uberlândia


O prefeito Odelmo Leão recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (2), a visita de dois empresários que fizeram a doação de respiradores BiPAP para o reforço ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no sistema de saúde municipal. Dois equipamentos foram entregues de imediato e, segundo os empresários, outros estão em aquisição e serão cedidos ao município nos próximos dias.

“São dois jovens que, talvez, não tenham noção da importância do ato que estão realizando em prol do município e da população local. São aparelhos que vão salvar vidas e, portanto, seremos eternamente gratos”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão. Os ventiladores, segundo secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, que esteve no encontro, serão empregados o mais rápido possível para uso nas unidades de saúde.

BiPAP

Os BiPAP (Bilevel Positive Pressure Airway) são respiradores mecânicos usados no suporte ventilatório por pressão e são tipicamente empregados para a ventilação não invasiva (VNI). O BiPAP pode ser ajustado conforme o padrão e esforço respiratório do paciente, salvando vidas antes da necessidade de intubação.

Elmos

Ambos os empresários são também responsáveis pela doação dos 100 respiradores modelo elmo, desenvolvidos no Ceará. A doação foi anunciada nesta semana pelo prefeito Odelmo Leão e os novos equipamentos chegarão à cidade ainda nesta semana.  O aparelho, que fica acomodado ao pescoço do paciente, permite ofertar 30 litros de oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação.

Para que os Elmos sejam utilizados na rede municipal, um treinamento está sendo organizado pela empresa fornecedora dos equipamentos e a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio dos empresários. A ideia é capacitar os profissionais que atendem a população nas unidades municipais por meio de videoconferência.