Falhas no Enem: Bolsonaro fala em suposta sabotagem nas provas


O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, atendeu, nesta terça-feira (28), a um pedido do Governo – que recorreu a dois tribunais – e autorizou a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Mais cedo, porém, mesmo com a proibição da Justiça, a lista com os nomes dos alunos foi disponibilizada no site do programa, por alguns minutos, na manhã desta terça-feira.

Durante o período, diversas postagens nas redes sociais mostraram as supostas classificações de vários estudantes. O Ministério da Educação confirmou que o resultado pôde sim ser acessado, mas tentou contornar, afirmando que não representava o resultado final.

Ainda nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro comentou a série de problemas com o ENEM e disse que está em contato com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Bolsonaro também levantou hipóteses sobres as possíveis causas das falhas, citando, dentre elas, uma possível sabotagem. “Enem, está complicado. Eu estou conversando com ele [Abraham Weintraub] para ver se foi alguma falha nossa, falha humana, sabotagem, seja lá o que for”.

Agora, com a decisão do STJ, o MEC informou que o resultado do Sisu já pode ser acessado, no site do programa. Já as inscrições para o Prouni começaram na noite desta terça-feira e vão até o próximo sábado, dia 1º de fevereiro.

SBT