Governador eleito Romeu Zema se reúne com empresários em Uberlândia


O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu com empresários uberlandenses e representantes da iniciativa privada em um hotel no Bairro Tibery, na manhã desta sexta-feira, 14. Em entrevista para a imprensa, optou por abordar a crise financeira do estado e como planeja sair da situação.

O encontrou ocorreu de portas fechadas e os assuntos abordados na reunião não foram passados pela assessoria de imprensa do governador eleito. Zema veio de São Paulo, onde também se reuniu com empresários para atrair novos investimentos para Minas Gerais.

Antes do encontro, o governador eleito conversou com a imprensa e optou por abordar a grave crise financeira que assola o estado. Segundo Zema, sua equipe teve dificuldades de conseguir os dados exatos e disse que a situação é preocupante.

“Concluímos, semana passada, o diagnóstico do estado de Minas. Infelizmente, tivemos dificuldades de levantar os dados devido ao atual governo não ter fornecido muita coisa. O que conseguimos levantar é motivo de muita preocupação”, disse.

Por conta disso, Zema disse que já está em negociações com Mansueto Almeida, secretário do Tesouro Nacional, para que Minas Gerais entre no Plano de Recuperação Fiscal, como forma conseguir deixar as finanças do estado em dia e evitar um rombo ainda maior nas contas públicas.

O governador eleito disse que foi procurado por diversos prefeitos do estado, já que o atual governo não está fazendo os repasses devidos aos municípios. Zema explicou que não pôde prometer nada, pois segundo suas palavras, “estou abrindo um baú que eu não sei o que tem lá dentro. Estamos em uma situação que não dá pra colocar nada de concreto para os prefeitos.”

Zema também disse que uma forma de conseguir melhorar a situação financeira do estado é justamente realizar parcerias com a iniciativa privada, que foi o motivo que o levou a se reunir com o empresariado uberlandense.

“Vou me reunir com empresários da região, por que tenho meu compromisso de gerar 150 mil empregos por ano. Tô chegando de São Paulo agora, onde também estive reunido com empresários. E tudo isso, com certeza, também ajuda na questão da arrecadação, por que mais investimentos é mais emprego, mais renda e mais impostos”, afirmou.

Você confere a reportagem completa neste sábado, 15, no programa Chumbo Grosso, às sete da manhã.

Informações: Carlos Vilela