Informatização do SUS e foco na odontologia: o que propõem os presidenciáveis para a saúde


Fonte: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com a pesquisa DataFolha divulgada no último dia 11 de setembro, a saúde é a segunda maior preocupação dos brasileiros. O tema foi citado por 23% dos entrevistados. Na pesquisa realizada em junho, saúde era o primeiro assunto mais recorrente, à frente do tema segurança pública.

Às vésperas do primeiro turno da eleição presidencial, os candidatos estão atentos às demandas da população e abordando soluções para a saúde em vários compromissos de campanha. O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) propõe o monitoramento da pressão arterial da população, já que considera que a hipertensão é um dos fatores de risco para o acidente vascular cerebral. Para ele, é necessário também intensificar os cuidados no período pré-natal das gestantes.

“Uma criança que nasceu precocemente, seis ou sete meses, tem um gasto altíssimo na UTI neonatal. E por que nós temos muito prematuro no Brasil? A primeira questão, segundo dizem os médicos, é uma questão de cárie. Então quando for fazer o pré-natal a ideia é de imediato você já manda pra um dentista e você economizaria muito no tocante a isso”.

Já Fernando Haddad (PT) quer aumentar os investimentos em pesquisa, e para isso, quer revogar a chamada PEC do Teto de Gastos

“A primeira emenda constitucional que nós vamos aprovar é a da reforma tributária, inclusive cancelando a emenda constitucional 95 em um movimento só, porque eu preciso de dinheiro para investir, mas eu preciso também garantir sustentabilidade das finanças públicas, fazer um esforço pra atingir 6% do PIB em investimento em saúde, para ter também espaço pra pesquisa”.

Ciro Gomes (PDT) propõe uma reorganização da estrutura do Sistema Único de Saúde, com foco na atenção básica.

“Nós precisamos garantir acesso universal sem qualquer tipo de condicionamento ao conjunto da sociedade e fazer com que a gestão dos hospitais, a gestão da rede como um todo, seja submetida a uma hierarquia funcional. A ideia é que você universalize a atenção básica, coloque todos os postos de saúde, as unidades básicas de saúde online, com centro de especialização, isso são as nossas policlínicas. Já funciona no Ceará praticamente tem consorcio com estado e município, praticamente nós universalizamos”.

Henrique Meirelles, candidato à presidência pelo MDB, propõe a completa informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de desburocratizar o atendimento e economizar recursos através do Cartão Saúde.

“Nesse cartão eletrônico estarão contidas todas as informações fundamentais da história do paciente, então o médico já vê ali qual é o histórico, todos os tratamentos que foram feitos. Marcação de consulta: não vai precisar ficar na fila. O plano de informatização e estudos também mostram que envolve um certo recurso, mas aquilo que diminuiria de custo do SUS já é mais do que suficiente pra pagar a informatização, então não precisaria nem de recursos adicionais”.

O primeiro turno das eleições presidenciais ocorre neste domingo (7), das 8h às 17h. Ao todo, 13 candidatos concorrem ao cargo. Em caso de segundo turno, os eleitores votam novamente no dia 28.

Agência do Rádio Mais