Jair Bolsonaro é eleito Presidente do Brasil


Acompanhado de agentes da PF e da mulher, Bolsonaro vota no Rio.

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito Presidente do Brasil pelos próximos quatro anos no segundo turno das Eleições 2018, que aconteceram neste domingo, 28. Com 98,38% das urnas apuradas, Bolsonaro tem 55,34% dos votos válidos, contra 44,71% de Fernando Haddad (PT).

Biografia

Jair Messias Bolsonaro nasceu no município paulista de Glicério, em 21 de março de 1955. Aos 18 anos, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, mas algum tempo depois, foi para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde se especializou em paraquedismo.

Ingressou na política em 1988, após ser eleito vereador pela cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu por apenas dois anos após ser eleito deputado federal pelo Partido Democrático Cristão em 1990. Bolsonaro foi eleito para seis mandatos consecutivos para o cargo desde então.

Em 2018, se candidatou ao cargo de Presidente da República pelo Partido Social Liberal, com o General Mourão como vice-presidente. No dia 6 de setembro, foi vítima de uma facada durante ato de campanha no município mineiro de Juiz de Fora e precisou passar por cirurgia.

Por conta de alguns posicionamentos polêmicos, movimentos contrários a Jair Bolsonaro também surgiram no decorrer da corrida presidencial, com destaque para o grande protesto organizado, em sua maioria, por mulheres, no dia 29 de setembro, bem como a popularização da hastag #EleNão nas redes sociais.

A partir de 1º de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro se tornará o 38º presidente do Brasil desde a Proclamação da República, em 1889, substituindo Michel Temer (MDB).