Lava Jato denuncia ex-presidente Temer por desvios na construção de Angra Três


Foto: O Petróleo

A Força-tarefa da Lava Jato denunciou nesta sexta-feira (29) o ex-presidente Michel Temer por desvio de 18 milhões de reais na Construção da Usina Nuclear de Angra Três. Os procuradores também acusaram de corrupção o ex-ministro Moreira Franco e outras dez pessoas.

Ao todo, foram feitas duas denúncias. A primeira revela a contratação irregular de uma empresa finlandesa para realização de obras em Angra Três, com o pagamento de quase 11 milhões de reais em propina para o grupo político de Temer.

Segundo o Ministério Público Federal, ficou claro que o ex-presidente era o dono da Eletronuclear, tendo sido o responsável pela indicação de Othon Pinheiro para a presidência de empresa.

Em contrapartida, Othon cuidou para que a empresa Argeplan, do Coronel Lima, fosse subcontratada para um projeto nuclear mesmo sem ter a capacidade técnica para o serviço.

O objetivo, portanto, era desviar o dinheiro da contratação como propina para Temer. Desta forma, Coronel Lima, amigo do ex-presidente há quatro décadas, é apontado como o operador financeiro do esquema.

A segunda denúncia envolve a colaboração premiada do executivo da construtora Engevix, José Antunes Sobrinho. Para tal, uma empresa de publicidade teria sido contratada pelo aeroporto de Brasília para dissimular o pagamento de propina de um milhão de reais a Michel Temer.

Temer, o ex-governador e ex-ministro do Rio Moreira Franco, o Coronel Lima e outros investigados foram presos pela polícia federal na semana passada, contudo, acabaram soltos após quatro dias de cárcere.

Segundo o MP, há ainda a suspeita de vazamento da operação que levou à prisão de Temer, já que o ex-presidente telefonou para Moreira Franco ainda de madrugada.

SBT