Ministério da Economia anuncia demissão do presidente do INSS


O Ministério da Economia anunciou, na noite desta terça-feira (28), a demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Renato Rodrigues Vieira.

Segundo o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, o próprio Renato Vieira pediu para deixar o cargo por motivos pessoais. O cargo será assumido pelo atual secretário de Previdência, Leonardo Rolim. A saída de Vieira ocorre em meio à crise no INSS, que hoje acumula uma fila de quase dois milhões de pedidos à espera de uma resposta do órgão.

Nos próximos dias, o Governo deve editar a medida provisória que estabelece a contratação de uma força tarefa de servidores civis e militares da reserva para reforçar o atendimento nas agências e reduzir o tempo de esperar pelo benefício – que supera os quarenta e cinco dias estipulados pela lei. A iniciativa também tenta trazer de volta funcionários do INSS que se aposentaram recentemente.

O Governo espera que as contratações temporárias ocorram até maio e que os atendimentos no INSS sejam normalizados até o fim do ano.

SBT