Ministério Público retoma audiências com construtoras investigadas em esquema de corrupção com a prefeitura


O Ministério Público Estadual (MPE) retomou o processo de audiências com as construtoras que são investigadas em um esquema de corrupção envolvendo a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) na aprovação de projetos irregulares para construção de condomínios mediante pagamento de propina.

Representantes de duas construtoras se reuniram com o MPE para possível acordo de leniência. Não houve nenhum definição neste primeiro dia de retomada das audiências, mas dentro de um prazo de até 10 dias os representantes das empresas vão se reunir novamente.

São quase 80 empresas que são investigadas. Até o momento aconteceram 10 audiências e esse processo deve durar até o fim do ano com participação de representantes do município. O valor acordado deverá ser repassado para a prefeitura no intuito de reparar os prejuízos causados.

Representantes de um terceira empresa foram convocados para o primeiro dia de retomada de audiências, mas houve um acordo e o processo foi reagendado para o dia 16 de janeiro.

O caso

O esquema de corrupção veio à tona no mês de novembro de 2019. As irregularidades apuradas pelo Ministério Público são do período de 2008 a 2018. Segundo as investigações, entre 2015 e 2018, Regilda Siqueira, ex-diretora de urbanismo, teria movimentado mais de 15 milhões de reais na conta pessoal dela.

Fernando Souza