MP decide que Cemig pague multa de R$ 400 mil por interrupções de energia no Morada do Sol


O Ministério Público de Minas Gerais acatou pedido do Procon de Minas Gerais, aqui em Uberlândia, em uma ação contra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) pelas constantes interrupções de energia no Condomínio Morada do Sol.

O processo administrativo foi iniciado devido a diversas denúncias de moradores que se sentiram lesados com várias interrupções no fornecimento de energia.

O Chumbo Grosso recebeu a decisão do promotor de justiça, Fernando Rodrigues Martins, por meio da promotoria de defesa do cidadão. Nela consta que a Cemig terá que pagar uma multa no valor de 401.710,27.

A concessionária tem prazo de 10 dias para entrar com o recurso.

O MPMG ainda recomenda à Cemig para evitar as interrupções de energia no condomínio, sob pena de nova apuração e sanção.

A Cemig se posicionou por meio de nota sobre o caso:

Sobre a multa aplicada à Cemig referente ao condomínio Morada do Sol, a Cemig informa que apresentou ao Ministério Público um plano de ações realizadas para melhorar a qualidade do fornecimento de energia ao condomínio e aguarda a análise da promotoria quanto às considerações apresentadas visando a extinção da referida multa.

O plano de obras realizado pela Cemig no condomínio contemplou a substituição de cabos nus por cabos blindados e protegidos, inspeção, manutenção e poda de árvores. Essas melhorias reduziram os desligamentos acidentais causados por árvores e pássaros em conflito com a rede elétrica.