MPF recomenda ao MEC e INEP a suspensão das inscrições do Sisu


O Ministério Público Federal recomendou ao Ministério da Educação e ao INEP a suspensão das inscrições e a mudança no cronograma do Sisu, até que a conferência do gabarito das todas as provas seja concluído. Para o MPF, não há garantias de que todos os equívocos foram corrigidos.

Devido aos erros na correção de quase seis mil provas do ENEM, o Ministério da Educação prorrogou em dois dias o período de inscrições do Sisu, que começou nesta terça-feira (21) e vai até domingo (26).

O MEC alegou ainda que todos os problemas foram solucionados, porém, muitos estudantes têm discordado da nota que recebeu. Pelo menos oitenta candidatos de Minas Gerais e treze, de São Paulo, estão entrando com representação no Ministério Público Federal; no Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo também houve denúncias ao MPF.

A Defensoria Pública da União também pediu que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, responda sete perguntar sobre a correção das provas; entre elas, se todos os exames foram revisados.

Além disso, a UNE, União Nacional dos Estudantes, solicitou ao Ministério Público uma auditoria na correção das provas e entrou com uma ação por danos morais para os candidatos que se sentirem prejudicados.

“Essa é uma ação importante que o Ministério Público Federal cumpre, fruto de uma série de ações que têm surgido de estudantes, de entidades, de pais, preocupados com o futuro da nota desses estudantes”, declarou o presidente da UNE, Iago Montalvão. O Governo tem vinte e quatro horas para responder a notificação do MPF.

SBT