Portal Mobile da Assembleia Legislativa de Minas é lançado nesta segunda-feira, 3


O Portal Mobile da ALMG proporciona maior interação com as redes sociais e facilita a visualização da agenda institucional (Imagem: Clarissa Barçante)

Navegação ágil, visual leve e fácil compartilhamento nas redes sociais esperam os usuários do Portal Mobile da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), novidade que entra no ar nesta segunda-feira, 3. O objetivo é oferecer uma experiência positiva àqueles que acessam a internet por meio de celulares e tablets.

“O portal mobile é uma necessidade, já que a maioria dos brasileiros que acessa a internet o faz via celular. Além disso, vai ao encontro de uma das prioridades da Mesa para esse biênio, que é ampliar e aprimorar os canais de participação e interação dos cidadãos com a Assembleia” , afirma o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Segundo dados da última pesquisa TIC Domicílios, realizada por entidades como o Comitê Gestor da Internet no Brasil e divulgada no ano passado, 89% dos brasileiros que usam a internet o fazem por meio de celular, desbancando o computador de mesa como principal meio de acesso.

Em sintonia com essa realidade, a ferramenta é fruto de um trabalho que começou do zero quanto à forma, segundo frisa a coordenadora do projeto, Patrícia Couto Bernardes, da Diretoria de Comunicação Institucional. Não se tratava, portanto, de adaptar o Portal da ALMG para o acesso móvel, e sim de planejar e construir um formato especialmente voltado para smartphones e tablets.

Para o melhor desempenho no lançamento, foram selecionadas para a versão mobile as seções mais acessadas do Portal da Assembleia. Os critérios foram as estatísticas de acessos e o perfil de interesse dos usuários mapeados durante o planejamento. Também foi contemplado todo o conteúdo da atividade legislativa.

Assim, o usuário vai poder navegar de forma ágil pelos seguintes conteúdos: Agenda; Deputados; Atividade Legislativa (Plenário, Comissões, Tramitação de Projetos, Legislação, Diário do Legislativo); Notícias (Agência de Notícias, TV Assembleia, Fotos); e Fale com a Assembleia, além do acesso ao Portal desktop, na íntegra.

Destaques da navegação móvel

Entre os diferenciais que podem ser encontrados ao longo da navegação pelo Portal Mobile da ALMG, destacam-se:

  • Maior interação com as redes sociais – No mobile, qualquer conteúdo pode ser facilmente compartilhado nas redes sociais (Whatsapp, Facebook e Twitter), por meio de botões visíveis na tela o tempo todo.
  • Destaque às páginas dos deputados  Ao rolar a tela, o usuário já encontra diretamente as fotos dos deputados com link para suas respectivas páginas. Os perfis estão em ordem alfabética, mas a ordem de exibição das fotos se alterna a cada acesso.
  • Valorização de vídeos – Em dispositivos móveis, os vídeos estão entre as mídias mais utilizadas. Assim, os vídeos da TV Assembleia passam a ser destaque nas notícias do portal mobile, antes mesmo das fotos. Exibições ao vivo durante eventos também ganharão prioridade.
  • Visualização da agenda – A agenda institucional ganhou filtros e cores que identificam os tipos de atividades – se são relacionadas a Plenário, Comissões e Eventos – facilitando a visualização de toda a agenda ou daquilo que for de maior interesse do usuário.

Projeto terá continuidade

O projeto do Portal Mobile da ALMG foi desenvolvido em 2016, momento em que o celular já superava o computador e se tornava o aparelho mais usado pelo brasileiro para se conectar à internet.

Nessa primeira entrega, foram contempladas várias etapas, como o levantamento de outras experiências mobile dentro e fora do País e a identificação de perfis de usuários. O objetivo foi nortear a construção do portal a partir das necessidades e expectativas dos públicos de interesse. Foram também realizados testes de usabilidade, com usuários internos e externos.

O Portal Mobile integra as ações prioritárias da ALMG para o biênio 2017-2018. Novos conteúdos serão desenvolvidos ao longo deste ano.

Os objetivos são aprimorar o acompanhamento das atividades do Legislativo; ampliar o entrosamento da Assembleia com seus públicos; facilitar a discussão das estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do Estado; ampliar a participação e dar maior visibilidade à presença do Legislativo nas redes sociais.

Portal ALMG