Prefeitura apresenta panorama da contaminação do coronavírus em Uberlândia


A fim de conscientizar a população sobre a importância do isolamento social durante a pandemia e ser cada vez mais transparente em relação à contaminação do novo coronavírus, a Prefeitura de Uberlândia apresentou, nesta terça-feira (9), um balanço das ações de prevenção e um levantamento sobre o atual cenário da cidade. A transmissão foi feita nas redes sociais.

Além da criação do Boletim Informativo Municipal, que apresenta gráficos, números de casos positivos, óbitos, altas e internações, o prefeito reforçou que estão disponíveis na página Transparência Covid as contratações e aquisições feitas pela prefeitura.  Durante a transmissão, também foi apresentado a evolução geográfica do coronavírus na cidade desde o início da pandemia (veja aqui) e sobre a utilização do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), que verifica o deslocamento das pessoas na cidade e acompanha o nível de aglomeração. O sistema é viabilizado por meio de um acordo com as empresas de telefonia e as informações são coletadas sem desrespeitar a privacidade dos usuários.

De acordo com dados do SIMI, o índice de isolamento médio em Uberlândia é de 39% – 12% menor que a média estadual. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 70%.  O pico de isolamento foi no feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril. Com a proximidade da data com o final de semana, o índice foi de 54,6%.  Com isso, o prefeito Odelmo Leão anunciou a antecipação, para a próxima sexta-feira (12,) do feriado municipal de Nossa Senhora Abadia, celebrado no dia 15 de agosto.

Segundo o secretário municipal de Saúde, se a taxa de isolamento continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender à população. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 95%, o que reforça a necessidade intensificar o isolamento social em toda a cidade.

Confira o levantamento completo sobre a situação do coronavírus e a evolução do contágio na cidade.

Prefeitura de Uberlândia