Saiba como consultar seu local de votação


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 147 milhões eleitores estão aptos para votar neste domingo (7), mas tem muita gente que não sabe ou não lembra onde fica sua seção eleitoral.

Se você é um deles, fique atento. No site do TSE, há uma aba na parte superior, escrita “Eleitor e eleições”. Lá, você deverá selecionar “Serviços ao eleitor”. Logo em seguida, aperte em “Título de Eleitor” e, depois, faça a consulta pelo “nome do eleitor” ou “número do título eleitoral”.

No primeiro caso, é preciso informar o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. No segundo, é necessário ter em mãos o número do título e a data de nascimento.

Ao fazer a consulta, o eleitor obterá o número de sua inscrição eleitoral, zona eleitoral e local de votação, com endereço completo.

Quem baixou o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, também vai poder saber o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, poderá ser guiado até a seção eleitoral. Essa ferramenta pode ser baixada de graça nos dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Se o eleitor já tiver feito o recadastramento biométrico, o aplicativo também vai servir como documento de identificação.

Também é possível consultar o local de votação por meio do serviço Disque-Eleitor dos TREs. No portal do Tribunal Superior Eleitoral, você encontra todos os contatos do tribunais regionais.
Além dessas opções, o eleitor também pode ir ao cartório eleitoral mais próximo ou ao TRE de seu estado e consultar as informações pessoalmente.

O importante é não deixar para votar na última hora. O pleito acontece das oito da manhã às cinco da tarde, então, o ideal é que você se programe para não correr o risco de não votar e exercer sua cidadania.

Agência do Rádio Mais