Vacina Russa contra Covid-19 é liberada para população


O primeiro lote da vacina russa Sputinik V contra Covid-19 passou nos testes de qualidade e foi liberado para a população civil. O anúncio foi feito por autoridades do país nesta segunda-feira (07).

O Ministério da Saúde ainda afirmou que a entrega de fato das primeiras unidades está prevista para um futuro próximo, mas não especificou quando.

“O primeiro lote da vacina Sputnik V para a prevenção contra a infecção pelo novo coronavírus, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, do Ministério da Saúde da Rússia, passou pelos testes necessários de qualidade nos laboratórios do Roszdravnadzor [Serviço Federal de Vigilância na Área da Saúde] e foi colocado em circulação civil”, disse o ministério através de comunicado oficial publicado no site da instituição.

Versão para crianças

O antivírus terá uma versão só para crianças, já que a massa corporal é “menor do que a de adultos, por isso a dose será reduzida”.

“O sistema imunológico de uma criança pode não estar suficientemente desenvolvido como o de um adulto. De uma forma ou de outra, todas as vacinas possuem classificações, para crianças e adultos”, explicou o professor Aleksandr Butenko, do Centro Gamalyea.

A imunização teve a eficácia e a segurança comprovadas na semana passada. Mais de 2.500 voluntários foram recrutados para participar do último teste clínico.

Vacina no Brasil

O governo do Paraná e Rússia assinaram acordo para produção da Sputnik V. O convênio foi assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e pelo embaixador russo Sergey Akopov no início do mês. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa liberar os testes no Brasil.

O governo da Bahia “está em contato com representantes russos para obter maiores informações sobre os estudos das fases 1, 2 e 3 do imunizante e avançar nas negociações”.

SBT