Vice de Bolsonaro, Mourão critica 13º salário


O candidato à vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), general Hamilton Mourão (PRTB), criticou o 13º salários dos trabalhadores ao afirmar que o benefício é uma “jabuticaba brasileira”, “mochila nas costas dos empresários” e “uma visão social com chapéu dos outros”. A crítica foi feita em palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

“Jabuticabas brasileiras. Décimo terceiro salário. Se a gente arrecada 12, como pagamos 13? É complicado. É o único lugar em que a pessoa entra em férias e ganha mais. Coisas nossas, legislação que está aí. É sempre a visão dita social com o chapéu dos outros”.

Bolsonaro manifestou-se nas redes sociais e afirmou que o 13º salário está previsto na Constituição e criticá-lo, além de uma ofensa ao trabalhador, é sinal de desconhecimento das leis do país.

O general Mourão recuou a respeito da declaração nesta quinta-feira (27). O candidato à vice-presidência afirmou que se referia, na verdade, a problemas de gerenciamento que levam empresários e até governos a atrasarem ou até não pagarem o benefício.

A manifestação do general soma-se a outras polêmicas envolvendo o militar. Ele afirmou recentemente que casa apenas com mães e avós são “fábricas de desajustados” e chamou países latino-americanos e africanos com os quais o Brasil teve relações comerciais de “mulambada”.

Agência do Rádio Mais