Alunas da Futel são premiadas em competição on-line de ginástica artística


As alunas de ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esportes e Lazer (Futel) Letícia Rodrigues de Oliveira e Maria Clara de Paula Porfírio, ambas de 11 anos, conquistaram, na última sexta-feira (26), medalhas de ouro no 1° Prêmio de Ginástica Artística Online, promovido pelo CT Amigos do Esporte, de Belo Horizonte. Letícia obteve o primeiro lugar na categoria geral e Maria Clara ficou com a primeira colocação na categoria postura.

A competição foi realizada por meio do Instagram e envolveu crianças e adolescentes de todo o país. As participantes gravaram suas apresentações, postaram na rede social e foram avaliadas por uma comissão formada por treinadores do CT Amigos do Esporte e convidados. As vencedoras de cada categoria receberão as medalhas em suas casas.

“Eu estava bastante focada em meus treinos desde o início do ano, com muita determinação para melhorar e poder evoluir. Mesmo agora, em meio à pandemia, continuo treinando e por isso decidi participar dessa competição online. Fiquei muito feliz quando soube que tinha conquistado o primeiro lugar e isso me motivou ainda mais a continuar representando a Futel e Uberlândia em competições”, afirmou Letícia Rodrigues de Oliveira, que além da medalha receberá uma trave por conta de seu desempenho na competição.

“Fiquei muito feliz e emocionada quando soube do resultado, porque com isso passei a acreditar ainda mais no meu potencial. Agradeço ao meu pai pelo incentivo e à Futel, pois se cheguei até aqui foi graças ao aprendizado que obtive nas aulas”, ressaltou Maria Clara.

A treinadora Roberta Souza destaca o desempenho das alunas. “As atletas alcançaram um ótimo resultado, conquistando o primeiro lugar em duas categorias muito importantes. Em um período de isolamento social, sem dúvidas essa é uma maneira criativa de se manter em contato com a modalidade esportiva”, disse.

Ginástica artística

A Futel tem 230 alunos de ginástica artística, com idades de 4 a 16 anos. As atividades – interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus – são realizadas no ginásio Dr. Eugênio, no UTC, espaço inaugurado em 2019.

No total, a Prefeitura de Uberlândia investiu R$ 349 mil na aquisição dos novos equipamentos para a ginástica artística, como: paralela assimétrica, barra para treino assimétrica, duas traves de equilíbrio, mesa de salto, argola, paralela masculina, cavalo com alças, cogumelo para treinamento de cavalo com alças, aparelho solo 12 x 12 oficial, colchões de queda, colchões tipo sarneige e trampolins tipo Reuther. Além dos aparelhos, o ginásio Dr. Eugênio foi totalmente revitalizado e adaptado para receber a nova academia.

Prefeitura de Uberlândia