Esportes

Atletas e paratletas de alto rendimento da Futel treinam em casa durante a pandemia

Enviado por: Redação V9 14/07/2020

O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 mudou a rotina de muitas pessoas. No caso de atletas e paratletas, isso não é diferente. Por conta do fechamento temporário de centros de treinamentos e da interrupção das atividades esportivas, os competidores de alto rendimento têm usado a criatividade para treinar em suas casas, visando manter o condicionamento físico e se preparar para os campeonatos que acontecerão após o fim da pandemia.

A equipe de atletismo da equipe da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu)/Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), por exemplo, tem participado de um treinamento online ministrado por Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel. A iniciativa trabalha a inteligência emocional e a alta performance dos paratletas, especialmente no que se refere a cinco tópicos: autoconhecimento, auto-responsabilidade, foco, estratégia e determinação.

“O treinamento tem sido excelente, pois tem proporcionado uma mudança significativa na minha vida, especialmente no que se refere à minha preparação enquanto paratleta nesse período de pandemia”, destacou Mylena Moreira Rodrigues, lançadora de disco da equipe de atletismo da Aparu/Futel.

Os paratletas de halterofilismo do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU/ Futel) também têm treinado em suas casas, sob supervisão do treinador Weverton Santos. “Nesse momento bastante difícil para todos nós, tenho treinado em minha casa, com pesos improvisados. É uma maneira de continuar ativo e empenhado em melhorar cada vez mais o meu desempenho”, ressaltou o halterofilista Luciano Dantas.

Ginástica artística

As alunas da equipe de ginástica artística da Futel Maria Clara de Paula Porfírio, Ana Laura Moreira Carvalho e Letícia Rodrigues de Oliveira têm participado dos treinos online oferecidos pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Elas, que também recebem orientações dos treinadores da Futel, foram selecionadas por conta do desempenho obtido em competições e treinos ao longo de 2019.

“Mesmo nesse período, quem é atleta não pode parar. Por isso, meus pais me ajudaram a adaptar vários aparelhos para que eu pudesse treinar em casa. Apesar das dificuldades, tem sido um momento de muito aprendizado e sinto que tenho conseguido me desenvolver bastante como ginasta”, completou Letícia Rodrigues de Oliveira.

Aulas online

Além de treinamentos e orientações para atletas e paratletas de alto rendimento, a Futel oferece aulas online de mix dance, karatê e ginástica funcional para todos que queiram se exercitar. As aulas de mix dance são de segunda a sexta-feira, às 18h30; as de karatê acontecem às terças e quintas, às 18h30 e as de ginástica funcional são ministradas de segunda a sexta-feira, às 8h. Todas as atividades são transmitidas pelo Facebook do Parque do Sabiá.

Prefeitura de Uberlândia

Comentários...