Esportes

Uberlândia tem 16 convocados para Jogos Parapan-Americanos

Enviado por: Redação V9 17/07/2019

Dentre eles, estão paratletas das equipes CDDU/Futel de halterofilismo e Aparu/Futel de atletismo

Com participação de 16 paratletas de Uberlândia, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a delegação que representará o país nos Jogos Parapan-Americanos 2019. Dentre os convocados de Uberlândia estão membros das equipes CDDU/Futel de halterofilismo e Aparu/Futel de atletismo. A competição ocorrerá em Lima, no Peru, a partir de 23 de agosto. No total, são 512 integrantes, de 23 estados e do Distrito Federal, que disputarão provas em 17 modalidades diferentes.

Os convocados da CDDU/Futel são Amanda Aparecida Santos de Sousa, Ângela Faria Teixeira, Elizete Ernestina de Araujo, Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima, Luciano Bezerra Dantas, Mateus de Assis Silva e Rodrigo Rosa de Carvalho Marques, que serão acompanhados pelo treinador Weverton Lima dos Santos e pela auxiliar técnica Emilene Rosa Alves dos Santos. Já a Aparu/Futel teve Mauro Evaristo de Sousa e Rodrigo Parreira da Silva como convocados.

O número de brasileiros convocados é o maior na história das participações brasileiras no Parapan, sendo 24% maior que o da última competição, ocorrida em Toronto no ano de 2015. De Minas Gerais, são 26 paratletas, o que dá ao estado a quarta maior delegação do país, atrás apenas de São Paulo (101), Rio de Janeiro (35) e Paraná (28).

Segundo a auxiliar técnica da equipe CDDU/FUTEL de halterofilismo, Emilene dos Santos, a expectativa para a dosíta é bastante positiva. “Uberlândia tem um número significativo de vitórias importantes no halterofilismo, o que esperamos repetir no Parapan”, afirmou.

Outros atletas

Ainda de Uberlândia foram convocados os ciclistas Mateus Rodrigues Carvalho e Oscar Carvalho (calheiro), da bocha; Eduardo Ramos Garcia; os nadadores Laila Suzigan Garcia, Gabriel Melone de Oliveira, Guilherme Batista Silva, Vanilton Antônio do Nascimento Filho e o técnico Alexandre Silva Vieira (técnico), além de Gustavo Carneiro Silva e Raphael Oliveira de Moraes (técnico), que disputam tênis em cadeira de rodas.

Também fazem parte da comissão do Comitê Paralímpico Brasileiro o chefe da missão, Alberto Martins da Costa; o fisioterapeuta Vander Fagundes e a classificadora Patrícia Silvestre de Freitas.

Prefeitura de Uberlândia

Comentários...