Geral

A uma semana do fim da Campanha de Vacinação, Uberlândia atingiu 77% do público-alvo

Enviado por: Carolina Vilela 24/05/2019

A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue em Uberlândia e toda a região. No entanto, a apenas uma semana de terminar o prazo, o município ainda está longe de atingir a meta de 95% do público-alvo. Apenas 77,35% já estão imunizados.

De acordo com a Gerência Regional de Saúde (GRS) Uberlândia, os grupos mais preocupantes são gestantes e crianças, cuja adesão à campanha está muito abaixo do nível ideal. Os idosos são sempre os primeiros a se vacinarem – ao todo, 92% do público já tomou a dose. Enquanto isso, o grupo das gestantes está com apenas 66% e o de crianças com 70% imunizados. Outros números:

Trabalhadores da Saúde – 83%
Puérperas (mães com recém-nascidos) – 71%
Professores (ensino básico e superior) – 67%
Comorbidades – 77%

A gripe pode levar à morte

Existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no Brasil: A, B e C.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

O vírus influenza A (H7N9) é um subtipo de vírus influenza A de origem aviária.

Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 grupos principais (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, portanto apresenta implicações menos significativas de saúde pública

Comentários...