Uma adutora do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) se rompeu nesta manhã de sexta-feira, 20, e água tratada jorrou muitos metros de altura na Avenida Rondon Pacheco, Bairro Copacabana. As imagens registradas pelos internautas são impressionantes.A força da água foi tamanha que atingiu vários metros de altura e a água caiu com intensidade e grande quantidade em pelo menos duas casas. Os moradores precisaram deixar as casas devido à inundação. Eles poderão ser indenizados, segundo informações do promotor de justiça Fernando Martins. Ele recomendou que o Dmae dê abrigo aos moradores no período necessário. Estabelecimentos comerciais também foram atingidos.
Ainda não há dimensão dos prejuízos. Será pedido danos morais coletivos e individuais.
De acordo com o Dmae, aquela tubulação tem capacidade para transpor 600 litros de água por segundo. A informação é de que o departamento constatou um vazamento e, ao passar com o maquinário para expor a tubulação, um vazamento ainda maior se formou.
Por causa deste problema haverá manutenção emergencial até por volta de 15h.
O Dmae recomenda aos moradores dos bairros atingidos a evitar desperdícios e atividades que demandam uso excessivo de água. O abastecimento será retomado assim que a manutenção corretiva estiver finalizada.
Duas faixas de trânsito da avenida Rondon Pacheco seguirão interditadas entre a Rua Leblon e a Ipanema durante a manutenção e serão liberadas após a reposição do asfalto.
Já está previsto a troca de parte da adutora, que apresenta certo desgaste do tempo.
Bairros atingidos:
Altamira
Copacabana
Doma Zulmira
Daniel Fonseca
Fundinho
Jardim Brasília
Jardim Brasília
Jaraguá
Lídice
Maracanã
Morada da Colina
Patrimônio
Saraiva
São José
Tabajaras
Taiamãn
Vigilato Pereira e adjacências
