Ambev inaugura usina solar em Uberlândia, primeiro passo para trabalhar 100% com ‘energia renovável’


Rodrigo Figueiredo – Foto: Divulgação / Ambev

A Cervejaria Ambev irá inaugurar, no início de 2019, uma usina solar em sua Cervejaria de Uberlândia. A planta irá gerar energia elétrica limpa o suficiente para a operação de 100% dos centros de distribuição que a companhia mantém no estado de Minas Gerais. Esse é o primeiro passo para que, até 2025, todas as operações da Cervejaria no País utilizem energia vinda de fontes renováveis.

O projeto funciona por meio de geração distribuída, ou seja, a energia gerada pela planta, equivalente à quantidade utilizada nos CDDs, é disponibilizada para a grade pública do estado. Além disso, a usina, que contém mais de 4.905 painéis solares e capacidade de geração de 1.815 kWp, contribuirá para que 1.910 toneladas de CO2 evitem de ser emitidas, garantindo uma operação cada vez mais sustentável.

“A construção dessa usina é um marco na história da companhia e um passo importante em direção a um futuro onde todas as nossas operações serão abastecidas por eletricidade gerada por fontes sustentáveis. Temos certeza que o reflexo positivo de projetos como esse nos ajudará a construir o sonho que temos de um mundo melhor para as próximas gerações”, afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

A sustentabilidade empresarial é um pilar central do negócio da empresa. Nos últimos cinco anos, a cervejaria destinou mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados a esse fim em sua operação. O montante contribuiu para a superação de seis das sete metas ambientais anunciadas em 2013 para serem atingidas em 2017. Agora mais um passo importante é anunciado nesse trabalho, com novos compromissos, que têm previsão de atingimento até 2025. As metas são definidas em quatro pilares, sendo que um deles se refere especificamente a energia limpa:
◾Embalagem Circular: 100% dos produtos devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.
◾Ações Climáticas: 100% da eletricidade comprada deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da sua cadeia de valor.
◾Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.
◾Agricultura Inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.