Geral

Casa da Mulher é o novo espaço para atender mulheres vítimas de violência em Uberlândia

Enviado por: Augusto Ikeda 13/03/2019

A Prefeitura de Uberlândia inaugurou, na tarde desta terça-feira, 12, a Casa da Mulher, a nova delegacia especializada para atender mulheres vítimas de violência na cidade. O novo espaço fica localizado na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 728.

O espaço da Casa da Mulher é três vezes maior que o da estrutura anterior. E os números de casos atendidos no município em 2018 mostrava a necessidade de mudança. Só em Uberlândia, quase 10 mil casos de violência conjugal e familiar foram registrados, gerando um total de 45 mil procedimentos para apoiar as vítimas.

“Vamos procurar dar o melhor conforto pras vítimas, pras mulheres e pras crianças de Uberlândia”, disse a delegada Alessandra Rodrigues.

A Casa da Mulher também contará com o apoio da Defensoria Pública para dar suporte jurídico às vítimas de violência. “Nós poderemos oferecer um atendimento com maior dignidade, com maior conforto e até com maior segurança pras mulheres que necessitam desse atendimento”, afirmou a defensora pública Bárbara Bissochi.

Aplicativo de denúncia

A grande novidade anunciada durante o evento de inauguração da Casa Mulher foi o lançamento do aplicativo “Salve Maria”, disponível para a plataforma Android. Com a ferramenta, vítimas de violência podem acionar rapidamente a Polícia Militar (PM) com o simples apertar de um botão do pânico. Desta forma, uma viatura policial pode ser enviada ao local de agressão com maior rapidez.

“A proposta do aplicativo foi recebida com bons olhos pela Polícia Militar. Os comandos dos batalhões farão adaptações no lançamento de seus portfólios para além de atender às ocorrências ordinárias, atender também as chamadas de prioridade das mulheres. Isso ainda vai passar por essa fase de adequação e distribuição do efetivo pra direcioná-lo pra essa finalidade”, explicou o Major Flávio Augusto, da PM.

Informações: Rodrigo Silva

 

Comentários...