Geral

Dmae segue com ações de sanitização nas UAIs e locais de grande movimentação

Enviado por: Redação V9 23/02/2021

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue com as ações de prevenção à Covid-19 por meio da sanitização das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), entre outros locais de grande movimentação de domingo a domingo. Também, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses a sanitização continua sendo realizada durante o dia nas Unidades de Saúde da Família. Estas iniciativas começaram em março do ano passado.

A sanitização é realizada com quaternário de amônia de quinta geração, pulverizado nas áreas externas das unidades de saúde e nos espaços abertos dos outros locais. No fim de semana, a ação foi realizada na rodoviária e na Praça da Bíblia, no Centro Administrativo, no Hospital Municipal, nas Uais São Jorge, Pampulha, Martins e Roosevelt, nos terminais Central, Santa Luzia e Planalto e nos hospitais particulares.

O quaternário de amônia não é tóxico à saúde humana e a higienização é feita com uma solução de 0,05% do produto diluído em água.  Este composto funciona como uma película que mata os micro-organismos e forma uma camada protetora.

Mais de 30 locais são sanitizados a cada semana. O trabalho começa por volta das 17 horas nas unidades hospitalares e praças. Já nos terminais, o trabalho é feito a partir da meia noite e quinze, quando os terminais estão fechados ao público.

O diretor geral, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destaca que esta é uma ação importante de combate ao coronavírus e reforça as iniciativas do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. “A sanitização nestes locais tem por objetivo reduzir os riscos de contágio da doença; o Dmae por meio de seus servidores está empenhado nesta ação”, afirmou.

Sanitização em UBSFs

As unidades de Saúde como UBS e UBSFs, Centros de Saúdes, Centros de Referência, ambulatórios, entre outros, também estão recebendo ações de sanitização durante a semana na parte da manhã por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses em parceria com o Dmae. Também nestes locais a sanitização é feita com quaternário de amônio pelos agentes que pulverizam a solução por meio bombas costais.

Prefeitura de Uberlândia

Comentários...